Newsounds

Fórum para debater nomes de bandas, concertos, festivais as ultimas novidades. etc..
 
InícioPortalFAQBuscarRegistrar-seMembrosGruposLogin

Compartilhe | 
 

 Red Hot Chili Peppers [Biografia]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
tufao
Admin


Mensagens : 92
Data de inscrição : 12/01/2008
Idade : 30
Localização : Leiria

MensagemAssunto: Red Hot Chili Peppers [Biografia]   Qua Jan 16, 2008 9:06 am

O Red Hot Chili Peppers é uma banda americana de rock alternativo vencedora de vários Grammys, com quatro membros, formada em Los Angeles, Califórnia em 1983.

Apesar de terem acontecido várias mudanças de membros e problemas pessoais, a banda conseguiu com sucesso juntar elementos de gêneros como rock alternativo, funk, e rock psicodélico. São também reconhecidos por inserirem ritmos de hip hop em várias faixas do seu repertório.

Os seus álbuns venderam aproximadamente 60 milhões de cópias em todo o mundo. Detêm também o recorde de mais hits #1 de modern rock (10), e mais semanas no topo dessa lista (76).

Poucos foram os grupos de rock dos anos 80 que conseguiram derrubar tantas barreiras musicais e que foram originais ao fazê-lo como o Red Hot Chili Peppers. Com um estilo completamente inebriante, conseguido através da combinação do funk com o punk-rock (à mistura com uma presença em palco, no mínimo, explosiva), o RHCP acabou influenciando diversas bandas.

A banda começou com amigos de uma escola secundária: Anthony Kiedis, Michael Balzary e Hillel Slovak. Na época (final dos anos 1970 e início dos anos 1980), Balzary e Slovak mostravam grande apetência para a música (trompete e guitarra respectivamente), enquanto que Kiedis se concentrava mais na sua poesia e na representação em peças de teatro da escola. Slovak ia ensinando Balzary a dar os primeiros toques no baixo, ao mesmo tempo que os dois tentavam convencer Kiedis a adaptar os seus poemas às músicas que eles iam fazendo.

Influenciado pela cena punk e pelo funk, o trio começou a ensaiar juntamente com um amigo em comum, o baterista Jack Irons, formando assim os Tony Flow and the Miraculously Majestic Masters of Mayhem, um grupo que tocava em bares de strip-tease durante a década de 80. Em uma dessas apresentações surgiram as famigeradas "meias". É que, assim como quem não quer nada, "tropeçaram" em algo que faria de suas apresentações ao vivo algo inesquecível. Foram para o palco completamente nus, usando apenas uma meia como se fosse um preservativo, já que iam tocar no Kit Kat Klub, um bar de strip-tease cheio de beldades desnudadas e eles não quiseram ficar para atrás. Foi um sucesso instantâneo, que acabou virando marca registrada da banda. Por volta de 1983, o grupo mudou o nome para Red Hot Chili Peppers e tudo parecia estar bem, até porque a gravadora EMI decidiu assinar contrato com os quatro amigos.

A desilusão chegou quando Slovak e Irons anunciaram que iam deixar a banda para continuar um projeto musical ao qual já pertenciam nos últimos seis anos, o grupo What Is This. Kiedis e Balzary trataram de arranjar substitutos à altura e Jack Sherman guitarra e Cliff Martinez bateria entraram para a banda. Em 1984, os quatro lançaram um álbum homônimo, mas a ausência dos dois membros originais revelou-se crucial, quando o álbum não teve a receptividade desejada.

Quando, em 1985, os What Is This terminaram, Slovak e Irons regressaram aos Red Hot Chili Peppers e, juntos, lançaram o segundo álbum, Freaky Styley. Apesar de ter sido um progresso em relação ao disco anterior, notava-se ainda faltava alguma coisa nas apresentações ao vivo, talvez faltasse um pouco mais de paixão.

Mas o problema foi, finalmente, resolvido com o álbum seguinte The Uplift Mofo Party Plan. O disco foi o primeiro a deixar a sua marca no topo das paradas. Um ano depois, o RHCP lançou um EP, Abbey Road com cinco faixas para os fãs.

Mas, no momento em que o mundo começava a prestar atenção no grupo, acontece uma tragédia: Slovak morreu com uma overdose de heroína, dia 25 de Junho de 1988, deixando os amigos em estado de choque. Nos meses que se seguiram à morte de Slovak, Irons decidiu abandonar definitivamente o grupo. Mas Kiedis (que também lutava contra a sua dependência das drogas) e Flea mantiveram-se firmes.

Depois de uma tentativa frustrada com o guitarrista Blackbird McKight e o baterista D.H. Peligro, o RHCP parecia finalmente encontrar os substitutos ideais: John Frusciante e Chad Smith. A nova formação se deu bem logo de cara, nessa época a MTV começou a passar várias e várias vezes o videoclipe de "Higher Ground" (um cover de Stevie Wonder) e de "Knock Me Down" (uma canção sobre a queda de Slovak), ambas as músicas pertencentes ao novo álbum, Mother's Milk, lançado em 1989.

O grupo soube então que o seu próximo álbum seria decisivo, o mais importante da sua carreira, por isso mudaram-se para uma mansão transformada em estúdio para trabalhar naquele que seria o seu maior sucesso de sempre: Blood Sugar Sex Magik. O álbum foi um êxito estrondoso assim que foi lançado em Setembro de 1991 e contou com singles tão conhecidos como "Give It Away" e "Under The Bridge".

Mas, novamente nuvens negras ameaçavam o horizonte límpido do Red Hot Chili Peppers assim que Frusciante começou a revelar problemas com drogas, abandonando o grupo em 1992. Com isso , o grupo procurou um substituto , o sortudo foi Arik Marshall. Mas, quando a banda voltou para os estúdios para gravar o novo álbum, perceberam que Arik não era a escolha ideal para integrar a formação , passaram então para o próximo nome da lista, Jesse Tobias. Só que Jesse deve que dar área rapidinho , tudo porque o ex-guitarrista dos Jane's Addiction, Dave Navarro, estava interessado em entrar para o grupo e o RHCP decidiu optar por ele.

Depois de ficar parado durante quatro anos, o RHCP finalmente lança seu novo álbum , One Hot Minute ,em 1995. E, mesmo apesar de ter sido um sucesso em termos de vendas, o álbum não teve a força do anterior. Parece que Navarro não estava correspondendo às expectativas... O guitarrista acabou por abandonar o grupo em 1998.

Após ter deixado os RHCP, Frusciante lançou alguns álbuns (obscuros) solo, mas corriam boatos que o músico não tinha onde morar, sem um tostão e cada vez mais agarrado às drogas... Mas, mesmo com tudo a puxá-lo para baixo, John deu entrada numa clínica de desintoxicação para se livrar dos seus demónios. Algum tempo depois, Frusciante ressurgiu , com uma nova energia e logo aceitou o convite para voltar a integrar o RHCP.

É lançado então o novo álbum , Californication (1999), que provou ser um enorme sucesso, voltando a confirmar os Red Hot Chili Peppers como uma das melhores bandas de rock alternativo.

Nesse mesmo ano, o RHCP foram tocar no Festival de Woodstock (30 anos depois do original) , onde tocaram Fire , cover de Jimmi Hendrix. Em Novembro de 2001, o grupo voltou aos estúdios onde preparou o lançamento de By The Way. O álbum é uma coleção de músicas (bem) mais suaves que as anteriores, muito ao estilo de Under The Bridge, e com muito experimentalismo, como a bateria eletrônica na música "The Zephyr Song" e a meio rock, meio disco "Throw Away Your Television". Apesar de alguns críticos acharem que o grupo não é o mais o mesmo , aqueles que pararem para ouvir todo o álbum, conseguirão ver uma equilibrada maturidade e canções de qualidade.

Em 2006, o grupo volta à cena lançando Stadium Arcadium, álbum duplo com 28 músicas, misturando o estilo melódico e experimental de By The Way com o rock-punk-funk das antigas. A banda já emplacou o hit "Dani California", cujo interessante videoclipe homenageia as várias épocas do Rock, desde Elvis presley até Nirvana, passando por Beatles, Sex Pistols, Misfits e bandas de glam rock e funk.
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://segurin.blogs.sapo.pt/
 
Red Hot Chili Peppers [Biografia]
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» DOCUMENTÁRIOS E BIOGRAFIA DE BAIXISTAS
» Elvis Presley biografia
» FELIPE ANDREOLI - Biografia relatada pelo próprio.
» Hate Over Grown
» Sarcastic Mind

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Newsounds :: Estilos de música :: Pop-Rock-Indie-Punk-
Ir para: